Arte educação no âmbito da educação não formal
Paulo Jose de Sousa¹
Resumo:
A Educação não formal que se caracteriza pela flexibilidade dos conteúdos e
metodologias, interação com linguagens diversas, relação prazerosa com o
processo de aprendizagem, capacidade de trabalho com a diversidade etária e não
tem a formalidade, estruturação e legalidade
da educação formal vem sendo utilizada por organizações do terceiro
setor e órgãos governamentais como instrumento pedagógico em processos educativos diversos. A educação não formal encontra na arte educação
um instrumento poderoso no processo de
compreensão da natureza humana, usando-a como subsidio para a reflexão crítica
de tudo que está a sua volta, alem de explorá-la como elemento de expressão
cultural, instrumento lúdico e aumento do repertório cultural dos educandos
envolvidos no processo de aprendizagem .
Palavras
Chaves: Arte Educação, Educação não Formal, Educador Social
Introdução
A prática que hoje denominamos
educação não formal , passou a ser percebida a partir da crise da educação
formal de ensino, que se deu devido a um novo momento social onde as relações
de família e trabalho foram sendo modificadas principalmente pela participação da mulher no mercado de
trabalho, em função disto a mulher se afastou um pouco de casa e
consequentemente diminuiu sua participação no processo educativo dos filhos, fazendo
com que a educação não formal fosse notada como mais uma opção educacional,
passou-se a valorizar e potencializar processos de aprendizagem em grupos e
perceber um grande valor na educação não formal, um ponto importante foi a
redemocratização do pais no final dos anos oitenta , isto possibilitou o
surgimento de ONGS, instituições sociais , fortalecimento de sindicatos e
associações de trabalhadores , as ações desenvolvidas por estas instituições
abriram um grande leque de possibilidades em atividades diversas,
principalmente atividades artísticas ligadas a educação e a área social .
¹-
Formado em arte pelo centro universitário Claretiano, atualmente é professor de ensino fundamental e médio na
prefeitura de São Paulo e na secretaria estadual de educação do estado de São
Paulo.
A Educação não formal que se caracteriza
pela flexibilidade dos conteúdos e metodologias, interação com linguagens
diversas, relação prazerosa com o processo de aprendizagem, capacidade de
trabalho com a diversidade etária e não tem a formalidade, estruturação e
legalidade da educação formal vem sendo
utilizada por organizações do terceiro setor e órgãos governamentais como
instrumento pedagógico em processos
educativos diversos . Gohn (2005)
afirma que “a maior importância da
educação não formal está na possibilidade de criação de novos conhecimentos, ou
seja, a criatividade humana passa pela educação não formal”.
A
educação não formal encontra na arte educação um instrumento poderoso no
processo de compreensão da natureza humana, usando-a como subsidio para a
reflexão crítica de tudo que está a sua volta, alem de explorá-la como elemento
de expressão cultural, instrumento lúdico e aumento do repertório cultural dos
educandos envolvidos no processo de aprendizagem.
Na caracterização da área, a arte educação é definida nos PCNS em suas dimensões de criação, apreciação,
comunicação, constituindo-se em um espaço de reflexão e diálogo, e
possibilitando aos alunos entender e posicionar-se diante dos conteúdos
artísticos, estéticos e culturais incluindo as questões sociais presentes nos
temas transversais.
Particularmente tenho uma extensa experiência com a atividade artística
no âmbito da educação não formal , num primeiro momento como educando em
projetos da casa de cultura do Itaim Paulista, e nas oficinas culturais do
estado de São Paulo, ambos projetos são
um marco no que diz respeito a atividade de arte educação , pois surgiram com a
redemocratização no pais. A casa de cultura do Itaim Paulista , que foi
implantada pela secretaria de cultura da prefeitura num bairro localizado no extremo leste da
cidade que sofre há muito tempo com o descaso do estado quanto a questões
básicas de saúde, moradia, segurança , educação e cultura , foi a primeira casa
de cultura da cidade , e naquele momento dos anos oitenta configurou-se como um instrumento importante
no processo educativo , pois ofereceu a
população a oportunidade de participar
efetivamente de atividade de teatro, dança, artes plásticas, música, circo e
literatura , participei de diversas atividades nesta casa de cultura, tinha
entre 12 e 14 anos , outro espaço fundamental foi a oficina cultural Luiz
Gonzaga , implantada pela secretaria de cultura do estado, neste espaço
participei de diversas oficinas de artes, e foram determinantes para minha
escolha de profissão, pois desde esta época já queria trabalhar com arte
Anos depois de participar como educando, após uma formação técnica em
comunicação visual e uma ampla formação prática adquirida nas oficinas que
participei , iniciei minha atividade como arte educador, primeiramente na
Associação dos Moradores do Jardim Camargo e Adjacências que estava situada no bairro do Itaim
Paulista e posteriormente em projetos diversos desenvolvidos pela secretaria
estadual da cultura, por toda a cidade de São Paulo. Trabalhei como arte
educador em diversas ONGS, projetos sociais, instituições de cultura ,
ministrando oficinas de artes, atendendo geralmente a população mais carente
que habita os bairros mais pobres da cidade de são Paulo , aos poucos fui sendo
envolvido num processo de aprendizagem onde ensinava e aprendia, num processo
de troca de conhecimento com educandos das mais diversas faixas etárias, com as
mais diversas populações da cidade em situações de extrema miséria ,
passaram-se 13 anos e neste período acumulei uma gama de experiência que vai de
encontro a educação não formal .
Esta pesquisa tem como
objetivo analisar como a arte educação é
usada na educação não formal , tanto no âmbito governamental como em
instituições do terceiro setor , incluindo
museus, centros culturais e casas de cultura , tendo como objeto de estudo ações
desenvolvidas na cidade de São Paulo, principalmente ações por mim vivenciadas
num primeiro momento como educando e posteriormente como educador.
4)
Justificativa
A importância que a atividade de arte
educação ganhou nos últimos anos em
projetos socioeducativos e mesmo na área
da educação formal, ou seja nas escolas não faz jus a pouca literatura que
trata do assunto, pois o pouco que temos se refere a educação formal e sua
relação com a arte educação , falta
literatura que relate experiências e trabalhos na área da educação não formal e sua relação coma arte. Elaborar um registro
de minhas atividades como arte educador, assim como explanar experiências nesta
área.
5)
Objetivos
Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a arte educação é usada na
educação não formal , tanto no âmbito governamental como em instituições do
terceiro setor , incluindo museus,
centros culturais e casas de cultura ,
tendo como objeto de estudo ações desenvolvidas na cidade de São Paulo,
principalmente ações por mim vivenciadas num primeiro momento como educando e posteriormente como educador. Na educação não-formal, a arte se apresenta como
um poderoso instrumento pedagógico, é utilizada como um meio de assimilação do
mundo, uma fonte de conhecimento , uma forma de lazer.
6)
Metodologia
A principio o processo de pesquisa se
dará selecionando, lendo, analisando, resumido e anotando o conteúdo da
literatura disponível e que esteja ligada a educação não formal e arte
educação, assim como também utilizarei meus registros de atividades de arte
educação quando nos momentos que ministrava oficinas de arte. O trabalho será
dividido em capítulos , o primeiro capítulo será uma explanação a respeito do
conceito que temos de educação formal e
educação não formal, no segundo capítulo abordarei o conceito de arte educação,
arte como linguagem do conhecimento e a
proposta triangular, no terceiro capítulo será registrado as experiências que o
estado teve e tem com atividades de educação não formal, assim como minha
própria experiência nestes projetos, no quarto capítulo abordarei as
experiencias de ONGS coma educação não formal e sua relação com arte educação,
no quinto capítulo entrarei no campo da formação dos educadores envolvidos nos
processos de aprendizagem na educação não formal, no sexto capítulo farei uma
explanação a respeito da experiência de museus na cidade de São Paulo e suas
experiências no campo educativo com arte, e finamente fareia conclusão de toda
a pesquisa.
7) Bibliografia
ALENCAR, Valéria Peixoto. O mediador
cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de
museus
e de exposições de arte. São Paulo:
Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, 2008. (dissertação de
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BARBOSA, Ana Mae e COUTINHO, Rejane
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e SALES, Heloisa Margarido. Artes visuais: da exposição à sala de aula. São
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GHANEM, Elie. Educação formal e
não-formal: do sistema escolar ao sistema educacional. In:
ARANTES, Valéria Amorim
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pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008.
GOHN, Maria da Glória. Educação
não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro
setor. 4ªed.São Paulo: Cortez, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e
pedagogos, para quê? 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
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