sexta-feira, 31 de maio de 2024

Colagem analógica e Registro de experiências como prática fotográfica

 Colagem analógica e Registro de experiências como prática fotográfica

Universidade Federal do Piauí
Relato de experiência na conclusão da especialização
Linguagens suas tecnologias e o mundo do trabalho -2023


Colagem analógica e Registro de experiências como prática fotográfica .A fotografia é uma linguagem universal, capaz de capturar momentos efêmeros, contar histórias profundas e transmitir emoções intensas. Através da lente da câmera, somos transportados para outros lugares, outras épocas e outras realidades. 

No entanto, quando combinamos essa forma de arte com a prática da colagem analógica, abrimos as portas para um mundo de possibilidades criativas ainda mais vasto e multifacetado.

Explorando o Potencial da Colagem Fotográfica

A técnica de colagem fotográfica com recortes de revistas surge como uma forma inovadora de expressão artística e, ao mesmo tempo, como uma poderosa ferramenta de aprendizado visual. 

Esta abordagem não se limita apenas à ação mecânica de fotografar, mas se expande para as mais diversas nuances da estética contemporânea. Em um mundo cada vez mais visual e tecnológico, explorar essa técnica se torna não apenas relevante, mas essencial para o desenvolvimento dos estudantes.

Justificativa da Abordagem

As experimentações fotográficas no ensino médio não apenas proporcionam uma experiência educacional enriquecedora e divertida, mas também ajudam os estudantes a desenvolverem habilidades essenciais para o sucesso pessoal, profissional e repertório cultural. 

colagem fotográfica com recortes de revistas permite uma abordagem interdisciplinar, integrando elementos da arte, da fotografia, história e da comunicação visual, estando em convergência com a base nacional comum curricular.

Objetivos do Projeto

Os objetivos desta proposta são diversos e ambiciosos. Primeiramente, visa-se refletir sobre as abordagens estéticas de dois renomados artistas fotógrafos brasileiros, Sebastião Salgado e Eugenia Loli, oferecendo aos alunos referências concretas para suas próprias criações. 

Além disso, busca-se introduzir os estudantes à técnica de colagem fotográfica com recortes de revistas, hoje conhecida como "colagem analógica", estimulando sua expressão pessoal, criatividade e linguagens poéticas através da manipulação e exploração de imagens.

O Desenvolvimento do Projeto

O relato de experiência desenvolvido com alunos do 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Madre Paulina, em São Paulo, ocorreu em três momentos distintos.

Primeiramente, os alunos foram apresentados à produção de Sebastião Salgado e Eugenia Loli, estimulando discussões e reflexões sobre as diferentes abordagens estéticas e temáticas presentes na fotografia contemporânea. 

Em seguida, os estudantes foram convidados a selecionar recortes de revistas que despertassem seus interesses, iniciando assim uma atividade prática de pesquisa e colagem fotográfica.

Neste momento, foram orientados a experimentar diferentes composições e arranjos visuais em folhas de papel, explorando a combinação de elementos como texturas, cores e formas. 

Finalmente, após fotografarem suas composições utilizando dispositivos móveis, os alunos participaram de uma exposição dos trabalhos, permitindo não apenas a apreciação coletiva das criações, mas também uma reflexão sobre o processo criativo e as escolhas estéticas realizadas.

Discussão, Registro e Referencial Teórico

Após a atividade prática, os alunos participaram de uma discussão em grupo para compartilhar suas experiências e reflexões. 

O registro da aula foi feito através de anotações em sala de aula, fotografias do processo das composições dos alunos e reflexões individuais escritas. 

A proposta de aula foi alinhada com as competências do Currículo Paulista, que segue as competências gerais discriminadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionadas à expressão artística e à compreensão das artes visuais.

Conclusão

Em suma, a aula de experimentações fotográficas proporcionou aos alunos a oportunidade de explorar sua criatividade, reflexão crítica, linguagem poética e visão de mundo. 

A técnica de colagem, composição e interferência fotográfica permitiu que experimentassem com diferentes elementos visuais e desenvolvessem habilidades importantes relacionadas à composição visual e à narrativa fotográfica. 

Além disso, observaram uma alternativa profissional na área de fotografia, ampliando seus horizontes e possibilidades futuras

 


Um comentário:

  I CONGRESSO PROFARTES  INTRODUÇÃO   Neste campo, apresente as ideias gerais do seu texto. Observe que TODO o texto já se encontra es...